A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag), realiza, em etapa única, até o dia 30 de junho, a Campanha de Atualização de Rebanho 2021. A atualização pode ser realizada diretamente na Secretaria e é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie.

Quem não cumprir a exigência fica impedido de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre diferentes propriedades e também para abate nos frigoríficos. Estão inclusos rebanhos de bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, Alex Purkote, a atualização é importante porque além de gerar benefícios ao produtor, garante controle e a sanidade do rebanho, possibilitando a entrega de produtos finais de qualidade ao consumidor. Outro ponto importante, é que o Paraná é internacionalmente reconhecido por ser um estado produtor livre de contaminação por febre aftosa, fator que amplia as possibilidades de exportação.