Caminhada na Natureza: Sictur realiza última edição no Avencal

Publicado em 24 de outubro de 2018 às 15:56

(Fotos: Edison Renato/PMSJP)

Uma Caminhada Internacional na Natureza será realizada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) de São José dos Pinhais na região do Avencal. Essa, que é a 6ª edição no Circuito Rural Colônia Murici, é a última de 2018 e será feita no dia 11 de novembro. O percurso dessa caminhada é de 11 mil metros, com tempo de duração de aproximadamente 120 minutos e exige dos participantes um esforço moderado. As Caminhadas na Natureza da Sictur são feitas em parceria com a EcoBooking e certificam os caminhantes conforme as normativas internacionais da Internacionaler Volksporter Verbunder (IVV), com sede na Alemanha.

As inscrições para a 6ª edição da Caminhada Internacional na Natureza — Circuito Rural Colônia Marcelino podem ser feitas pelo endereço www.ecobooking.com.br. O local de concentração para início da caminhada será no Salão da igreja do Avencal, o horário de credenciamento será feito das 7h às 9h30 e as saídas das 8h às 9 h30. Também das 8h às 8h30 serão feitas atividades de alongamento. O encerramento das atividades será às 13 horas. A Sictur pede aos participantes doações de caixa de leite ou um quilo de  alimentos não perecíveis, que serão repassados a instituições sem fins lucrativos da região.

“Em todas as propriedades rurais por onde passaram os caminhantes haverá pontos de carimbo e também em alguns empreendimentos. Nesses pontos será possível adquirir produtos coloniais e bebidas. Além disso, haverá pontos e veículos de apoio e ambulâncias caso seja preciso”, explica o secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Giam Celli. “Também é importante  que os participantes que levem sua garrafa de água, para ajudar a diminuir o impacto de embalagens vazias”, lembra Celli.

No salão da igreja o participante poderá se alimentar. Serão vendidos itens avulsos, como  misto frio, sanduíche natural, cueca virada, cuque, bolo de cenoura, salada de frutas, chocolate quente, chá mate, café e café com leite; e também espetinho de peixe, frango e bolinho de carne, alfajor, suco de laranja, entre outros.

CUIDADOS IMPORTANTES —

Alonga-se! O alongamento dos membros inferiores e dos superiores é necessário antes da caminhada para ajudar a evitar lesões.

Hidrate seu corpo! Beba bastante água antes, durante e depois da caminhada para hidratar.

Não coma muito! Não coma muito antes de caminhar por que pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.

Mantenha a postura adequada! E importante permanecer ereto, olhando para frente e com o abdome contraído. E também estar trajando roupas e calçados adequados para a realização das atividade.

Para participar da caminhada, é necessário que o participante esteja ciente de que são necessários alguns pré-requisitos. Confira:

• Severidade do Meio – moderadamente severo, com: pó, água, barro, vegetação natural, bicho silvestre, insetos, entre outros;
  • Orientação no Percurso – seguir a sinalização é fundamental, além de estar atento às informações disponíveis no trajeto e nos pontos de apoio/carimbo;
  • Condições de deslocamento – percurso por estradas pavimentadas, estradas rurais e estradas de roça;
  • Carrinho de bebê –  não é possível transitar em trilhas e estradas de cascalho com carrinhos de bebê;
  • Esforço Requerido – esforço significativo, afinal, serão em torno de 11 km;
  • Animais de estimação – é permitido, desde que sejam dóceis ou com uso de focinheiras;
  • Caminhada — não é permitido uso de bicicletas, carrinhos de bebê ou fazer o percurso montado em animais.

São José dos Pinhais —

O município é recordista no número de caminhantes. Todos os anos, os eventos realizados pela Prefeitura reúnem milhares de pessoas e a cada ano têm atraído mais participantes. De acordo com o EcoBooking, um sistema de gestão de turismo, São José dos Pinhais está em 1º lugar no ranking nacional no número de participantes. Só em 2018, mais de 13.200 pessoas participaram dos eventos realizados pela Sictur.

“As ações têm o objetivo de melhorar qualidade de vida da população e também de fomentar o turismo em São José dos Pinhais, principalmente o turismo rural, que a cada Caminhada atrai novos visitantes, uma vez que há muitos empreendimentos nas áreas rurais do município e esses participam ativamente das ações junto aos turistas-caminhantes. Dessa forma, é possível proporcionar aos caminhantes visitas aos locais de hospedagens, estruturas, gastronomia, cultura, artesanato e muito mais”, conta Gian Celli.

SERVIÇO —

Caminhada Internacional na Natureza — Circuito Rural Colônia Murici (Avencal)

Quando? Dia 11 de novembro.

Concentração? No salão da Igreja São João Batista (Rua Pedro Chulis — São José dos Pinhais).

Percurso? O percurso é de nível intermediário e tem 11 mil metros de extensão.

Horário? Credenciamento: das 7h às 9:30h. Saídas: das 8h às 9:30h. Aquecimento: às 8h e 8h30min. Encerramento das atividades: às 13h.

(Fotos: Edison Renato/PMSJP)