Uma iniciativa realizada em junho entre a Prefeitura de São José dos Pinhais e a Comissão de Direito dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Paraná) – Subseção localizada no município – arrecadou em um mês de campanha mais de meia tonelada de ração que vai alimentar cães e gatos resgatados do abandono através do trabalho voluntário dos protetores de animais que atuam na cidade.

A entrega aconteceu na manhã da última quinta-feira (5) e reuniu, na Subseção da OAB-PR de São José dos Pinhais, servidores do Setor de Controle e Defesa Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que também participou da campanha, a presidente da Comissão de Direito dos Animais – OAB/PR, Michele de Menezes Truppel, além dos protetores cadastrados na Semma e beneficiados pela campanha encabeçada pela ordem dos advogados.

O secretário municipal de Meio Ambiente – Wagner Luiz Zaclikevis – também esteve na entrega e falou sobre a importância do envolvimento da sociedade civil organizada e das parcerias público-privadas em defesa da causa animal.

“É a primeira vez que a Administração Pública do município realiza uma parceria com a Subseção da OAB/PR de São José dos Pinhais em defesa da causa animal”, comentou o secretário Wagner.

“Em um mês de campanha foi possível arrecadar seiscentos (600) quilos de ração que vai alimentar cães e gatos resgatados do abandono e maus-tratos, mas sabemos que não é suficiente”, disse o secretário.

“O trabalho voluntário realizado pelos protetores de animais é muito importante à cidade, devemos cada vez mais valorizar, além de fortalecer parcerias entre o setor público e privado em prol desses animais”, agradeceu Wagner.

Do começo do ano até agora centenas de animais entre cães e gatos foram resgatados das ruas de São José dos Pinhais e de canis clandestinos.

Debilitados devido maus-tratos, a maioria dos animais abandonados (filhotes, adultos e idosos) apresentam doenças de pele (sarna, dermatites, fungos e parasitas) e são encaminhados ao atendimento médico veterinário que avalia a situação de cada um.

Após um período de tratamento e recuperação física e mental, que dura cerca de 40 dias, em clínicas médicas conveniadas, os animais resgatados são encaminhados à adoção através da Guarda Responsável.

No momento, eventos e feiras (de adoção) não estão sendo realizados por causa da pandemia de Covid-19 (novo Coronavírus).

Denúncias de maus-tratos contra animais podem ser feitas no Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC/Fale Conosco) disponível no www.sjp.pr.gov.br/sic , ou pelo serviço 181 que atende todo o Estado do Paraná.

Serviço:

Semma – Setor de Controle e Defesa Animal

Endereço: Rua João Ernesto Killian, nº 537 – São Domingos

Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h

Telefone: 3382-5209 ou whatsapp (41) 99962 4163

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Gabriel Casagranda / Prefeitura SJP)