Foi realizada ontem (30/setembro), em São José dos Pinhais, a vigésima oitava (28ª) pré-conferência da Saúde. Há mais de um mês, a Prefeitura, através dos Conselhos Locais de Saúde de cada região do município, tem promovido plenárias e pré-conferências em toda a cidade. A penúltima – 28ª – atendeu a região da Borda do Campo e bairros que abrangem a localidade.

Por causa da pandemia de Covid-19 (novo Coronavírus) houve limitação no número de pessoas, mas o conselho local transmitiu tudo ao vivo através do YouTube. Os participantes presentes tiveram que usar máscara e praticar o distanciamento devido à Covid-19.

Agora, as sugestões aprovadas pelo moradores (usuários do Sistema Único de Saúde – SUS) – por trabalhadores, gestores, prestadores de serviços – seguem à 14ª Conferência Municipal de Saúde onde serão apresentadas e discutidas novamente. A conferência municipal será realizada em outubro, nos dias 18, 19 e 20.

Na ocasião, além da eleição dos delegados que representarão a região na conferência municipal, foram aprovadas propostas de 15 (quinze) eixos temáticos que serão apresentadas na conferência.

Coordenada pela Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Saúde (formada por conselheiros do Conselho Municipal) a pré-conferência da Borda do Campo, e região, é a vigésima oitava (28ª) entre vinte e nove (29) etapas e encontros locais que estão sendo realizadas em diferentes localidades para a construção de um SUS cada vez melhor.

Instância superior com poder deliberativo (Lei nº 8.142/1990), a 14ª Conferência Municipal de Saúde será transmitida ao vivo – em plataforma online – por causa da pandemia de Covid-19. A transmissão vai acontecer a partir das 18h30, nas datas informadas, e poderá também ser acessada através deste link www.cmsjp.pr.gov.br/tvcamara. Acompanhe, participe.

(Por Alexandre Torres Jr com informações do Departamento Estratégico de Ações em Saúde (Sems) / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.