Bombeiros e Prefeitura formam primeira Brigada Escolar Municipal

Publicado em 4 de dezembro de 2017 às 16:10

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Na manhã desta segunda-feira (04) diversas autoridades civis e do Corpo de Bombeiros se reuniram para a entrega de certificados do projeto Brigada Escolar Municipal, aos representantes da Secretaria de Educação de São José dos Pinhais e alunos.

A solenidade aconteceu na sede do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, localizada ao lado do Terminal Afonso Pena. Na ocasião a secretária de Educação do município, Ema Karam, agradeceu a parceria e iniciativa da corporação. “Chegamos preocupados com nossas crianças e servidores, viemos em busca de orientações, e encontramos entendimento e comprometimento por parte do Corpo de Bombeiros, unidos sabemos que o bem mais precioso é a vida”, destacou Ema.

O major Edson Manasses, comandante do 6º Grupamento reforçou a importância dos conhecimentos técnicos em situações de emergência, para todos os envolvidos dentro das escolas, sendo alunos, professores e demais profissionais. Segundo o major, o projeto da Brigada Escolar Municipal em São José dos Pinhais será realizado em 110 unidades da rede de ensino, contemplando mais de 2 mil professores e cerca de 30 mil alunos.

A iniciativa piloto do projeto aconteceu na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, a qual recebeu os certificados na manhã dessa solenidade. O prefeito Toninho Fenelon também agradeceu a parceria constante com o Corpo de Bombeiros e parabenizou o trabalho de todos da corporação que colocam suas vidas a prova em prol de proteger a vida dos demais cidadãos. “Quando os poderes públicos, órgãos e entidades, trabalham juntos, quem ganha é a sociedade, a construção de políticas públicas deve ser constantes para melhorar a vida de cada um”, finalizou Toninho.

O projeto Brigada Escolar visa capacitar os profissionais para comporem uma Brigada de Emergência e atenderem situações de incêndio, acidentes com vítimas feridas e evacuação em casos de sinistro, o conteúdo contempla exercícios práticos de situação de emergência.

Presente na ocasião o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Paraná – Cel. Fabio Mariano de Oliveira, o deputado estadual Francisco Bührer, o presidente da Câmara de Vereadores – vereador Professor Assis, o secretário de Comunicação – Claudio Alves, o vereador Abílio Alves, servidores da Educação e demais membros do Corpo de Bombeiros.

Secretária de Educação – Ema Karam (Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)