11/01/2019

Bibliotecas Municipais de São José dos Pinhais batem recorde de empréstimos em 2018 com 10 mil obras literárias

(Foto: Aline Bellino/PMSJP)

As Bibliotecas Municipais de São José dos Pinhais bateram o recorde de empréstimos de livros em 2018. Ao todo foram 10 mil obras literárias emprestadas durante o ano.

Entre o top 10 livros mais lidos das Bibliotecas Municipais da cidade estiveram as coleções “Diário de Um Banana” e “Harry Potter”, além das obras cobradas no vestibular da UFPR 2018. Para o secretário de Cultura, professor Imar Augusto, “isso realça o trabalho que estamos fazendo em prol da comunidade, incentivando os munícipes a ler e oportunizando cultura de qualidade. Reconheço e parabenizo o trabalho da equipe das Bibliotecas que não medem esforços em prol da cultura e da comunidade”.

Além de bater o recorde de empréstimos, as Bibliotecas fecharam o ano com 1.016 novos cadastros, totalizando 49.569 usuários com a carteira de leitura, aptos a emprestar os livros dos acervos das Bibliotecas Municipais de São José dos Pinhais.

“Contamos com mais de 80 mil livros nos acervos das Bibliotecas Públicas administradas pela Secretaria de Cultura do município, e já adquirimos mais 500 obras que estarão à disposição da comunidade”, comenta o secretário.

Para 2019 a Secretaria de Cultura lança o desafio Leia Mais, com o intuito de criar um novo recorde de empréstimos. Funciona da seguinte maneira: O leitor deve emprestar algum livro das Bibliotecas do município e publicar nas redes sociais com a hashtag #bibliosjp, incentivando seus seguidores a ler também.

Biblioteca Municipal tem ações para todas as idades

Outras ações são oportunizadas para a comunidade, como a Roda de Conversa, na qual são discutidos assuntos importantes sobre obras escolhidas. Há a Hora do Conto, quando a equipe da Biblioteca narra histórias para grupos que visitam o espaço e também o Bibliotour, em que os grupos podem conhecer, além do local, a história das Bibliotecas.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL SCHARFFENBERG DE QUADROS

Praça 8 de janeiro, 120 – Centro

BIBLIOTECA PÚBLICA BORDA DO CAMPO

Estrada da Roseira, 5800 – Bordea do Campo