Na última segunda-feira (02) representantes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) estiveram reunidos com a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e com os secretários municipais de Governo (Semgov) – Thiago Bührer – de Meio Ambiente (Semma) – Wagner Luiz Zaclikevis – e Habitação (Semhab) – Adriano Mühlstedt – para tratarem sobre temas relacionados a Barragem do Rio Miringuava.

Entre os assuntos abordados na reunião, que também contou com a presença de um representante da Defesa Civil do município, Prefeitura e Sanepar alinharam informações, principalmente, sobre o Plano de Ação e Emergência (PAE), uma cartilha que está sendo redigida (minuta) e que será aplicada em todas as áreas de interesse da barragem, entorno da bacia do Rio Miringuava. A reunião aconteceu na Sala de Atos do Gabinete da Prefeita Nina.

Além do PAE, a reunião abordou, ainda, outros temas importantes para o desenvolvimento econômico e turístico, especialmente, da região da barragem, com planejamento e investimentos em infraestrutura que atendam demandas da população local através do Termo de Ajuste de Conduta – TAC, que será reformulado de acordo com os participantes da reunião.

Quando estiver funcionando, a futura e nova barragem de captação de água da Sanepar, em 10 anos, segundo a companhia, abastecerá exclusivamente os moradores da cidade tendo capacidade para armazenar 38 (trinta e oito) bilhões de litros de água.

Sem data definida, uma nova reunião será realizada pela Prefeitura com representantes da Defesa Civil do Estado.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Sergio Neves / Prefeitura SJP)