O Escritório de Qualidade e Projetos do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais (HMMSJP) – Núcleo de Segurança do Paciente, iniciou na última segunda-feira (21) um curso de aperfeiçoamento sobre Avaliação e Tratamento de Feridas, direcionado, especialmente, aos colaboradores do hospital (enfermeiros, técnicos, auxiliares e médicos).

Além de proporcionar aos colaboradores e servidores capacitação com ensino e aprendizagem, através da educação continuada, o curso também oferece qualificação e atualização que acompanha as inovações tecnológicas relacionadas ao tratamento de feridas. As inscrições ainda estão abertas.

Com carga horária de 40h, o curso acontece em parceria com o Setor de Cuidados com a Pele e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), ambos do HMMSJP. A capacitação é gratuita e certificada.

O aperfeiçoamento é realizado por um mestre em Reparo Tecidual (enfermeiro especialista em dermatoterapia) e por uma especialista em Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar.

Ao todo, serão 5 (cinco) módulos de conhecimento teórico que vão abordar, por exemplo, desde a Anatomia e Fisiologia da Pele, Aspectos Relacionados à Cicatrização, Classificação das Lesões, Tipos de Tecido, Avaliação e Manejo da Dor, além de outros tópicos.

Já, o 6º e último módulo é prático e irá mostrar as características do curativo ideal, indicações e contra/indicações dos curativos (coberturas) e os materiais e tecnologias disponíveis no mercado.

Com os participantes imunizados contra à Covid-19 (profissionais da Saúde) – com as duas doses do imunizante – os módulos serão realizados todas as segundas (10h30) e quintas-feiras (14h) nas dependências HMMSJP.

Cada módulo tem 4 horas de duração e ainda é possível participar fazendo sua inscrição aqui http://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeumBvR8Mh5l7Fq7ZorgqBMBERek7Yt-FZzeS_M2THHIsExVw/viewform .

(Por Alexandre Torres Jr com informações do Escritório de Qualidade e Projetos do HMMSJP / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.