Na manhã desta quarta-feira (29) a prefeita de São José dos Pinhais – Nina Singer, participou da cerimônia de retomada de produção da Audi do Brasil, em sua sede no município.

A empresa interrompeu sua produção no Brasil em agosto de 2020 com o final do modelo A3 que até então era produzido aqui. A matriz da Audi não via justificativa para a manutenção de fabricação, pois como os volumes de produção e vendas são extremamente baixos, não havia possibilidade de desenvolvimento de fornecimento de peças localmente com custo competitivo.

O Ministério da Economia do Brasil então regulamentou a importação de peças e componentes com um imposto de 18% (equivalente a peças), o que possibilitou à Audi viabilizar o retorno à produção no modelo Semi Knocked Down (SKD) – em que todas as peças e componentes vêm em kits da empresa matriz, para a unidade de São José dos Pinhais, que funciona conjuntamente com a Volkswagen.

Na ocasião a prefeita Nina Singer agradeceu as iniciativas da Audi e do Governo do Estado e destacou que São José dos Pinhais, o terceiro pólo automotivo do país, tem mão de obra preparada e qualificada para absorver as novas demandas da empresa, que neste primeiro momento pode gerar até 200 novos postos de trabalho.

A história de fabricação nacional da Audi no Brasil teve início em 1999 com a inauguração da unidade de São José dos Pinhais, onde foram produzidos os Audi A3 de primeira geração nacionais até 2006. Em 2012, o governo brasileiro instituiu o Inovar-Auto, Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, e com ele a Audi do Brasil decidiu produzir no país novamente. Para concretizar a decisão, a empresa investiu cerca de R$ 446 milhões à época, na unidade paranaense.

Segundo o presidente e CEO da Audi do Brasil – Daniel Rojas os modelos escolhidos na retomada da fabricação nacional são os novos Audi Q3 e o Audi Q3 Sportback, no formato SKD, ambos equipados com motorização 2.0 litros de 231 cavalos de potência, que serão produzidos com tecnologias inéditas no país como a icônica tração integral quattro exclusiva da Audi e a transmissão Tiptronic de oito velocidades, e devido ao sucesso do Audi Q3, conforme estudos de mercado e opinião de profissionais da área, a escolha da retomada de produção e do modelo a ser produzido, foi a decisão mais acertada.

O governado do Estado – Ratinho Jr., presente também na solenidade, destacou que o Paraná é o segundo pólo automotivo do Brasil, e que esta retomada de produção é muito importante para o Paraná. “A cadeia produtiva da indústria automotiva é muito grande, a Audi do Brasil é um cartão de visitas para novos investimentos em nosso Estado”, comentou o governador. O secretário executivo Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)Leonardo Diniz Lahud, também presente na cerimônia, representou o ministro da Economia – Paulo Guedes. A  CAMEX é um órgão integrante do Conselho de Governo da Presidência da República e tem por objetivo a formulação, adoção, implementação e coordenação de políticas e atividades relativas ao comércio exterior de bens e serviços, incluindo o turismo.

Para viabilizar a reinauguração da unidade fabril, a Audi do Brasil está realizando um investimento de R$ 100 milhões na modernização da linha de montagem, que ganhou novos maquinários, ferramentais, equipamentos de controle de qualidade e sistemas de tecnologia da informação, infraestrutura logística, investimentos em equipamentos, engenharia e novos modelos. Esse montante se soma aos R$ 446 milhões já investidos pela marca desde a criação do Inovar-Auto, em 2012. Com isso, na última década a montadora já acumula mais de meio bilhão de reais investidos em sua fábrica no país.

Serão investidos ainda R$ 20 milhões para a instalação de 42 pontos DC de 150 kW, até meados de 2023, segundo representantes da Audi do Brasil. DC é um padrão de carga rápida em corrente contínua que suporta potência até 250 kW, e uma particularidade interessante deste conector é a capacidade de carregar a bateria auxiliar de baixa tensão e a bateria de alta tensão para tração do carro elétrico.

Presente ainda na solenidade o vice-governador do Paraná – Darci Piana, o vice-prefeito de São José dos Pinhais – Professor Assis, os secretários municipais de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR) – Adriano Melim e de Urbanismo, Transporte e Trânsito (SEMUTT) – Lucas Pigatto, e Thiago Buhrer.