Com a suspensão das aulas em todo o Paraná, através de decreto estadual que determinou medidas preventivas e de combate ao risco de contágio e transmissibilidade do novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal de Cultura – Semuc – da Prefeitura de São José dos Pinhais, atendendo as orientações estabelecidas pelo Governo do Estado além das legislações municipais vigentes em relação ao enfrentamento da Covid-19, suspendeu, ainda em março, todas as aulas presenciais da Escola da Cultura e da Usina da Música ofertadas na cidade.

Mais de 1,1 mil alunos inscritos nas aulas de dança, música, teatro e artes visuais, cursos oferecidos pela Semuc, tiveram as atividades presenciais interrompidas devido à pandemia e atualmente, professores, alunos e funcionários estão se adaptando a este momento produzindo trabalhos em grupo e individuais com recursos do ambiente virtual como a vídeo-aula, vídeo-chamada e ‘lives’ feitas de aplicativos como Whatsapp, Skype além do Zoom, aplicativo gratuito com serviços de conferência remota que permite a participação simultânea de várias pessoas durante as chamadas realizadas.

A secretária municipal de Cultura – Denise Pinheiro – explica que “apesar da suspensão das aulas presenciais e atividades desenvolvidas na Escola da Cultura e Usina da Música há dois meses, os alunos inscritos nos cursos oferecidos continuam tendo acesso ao material de estudo que está sendo disponibilizado, desde o início da pandemia, em ambientes digitais e salas de aula virtuais, alunos e professores estão se adaptando a esta nova rotina e a secretaria de Cultura continua disponibilizando conteúdos de ensino, nesse momento, à distância. Esperamos que toda esta situação passe e que as aulas presenciais retornem logo”, comentou Denise.

Confira agora alguns vídeos produzidos, durante o confinamento, e compartilhados entre alunos e professores da Escola de Cultura e Usina da Música de São José dos Pinhais.

*** Atenção: Os personagens não utilizam máscaras como recomendado e estabelecido em Decreto Municipal porque os vídeos compartilhados foram gravados no recinto domiciliar.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Divulgação / Vídeo: Semuc / Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.