No dia 8 de janeiro de 2022, São José dos Pinhais comemora 169 anos de Emancipação Política. Para celebrar a importante data, um ato cívico foi realizado no Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira (07) e contou com a presença de autoridades políticas, militares e religiosas.

Sempre presente nos principais eventos da cidade, a Banda Marcial SJP, compareceu à cerimônia para executar o Hino Nacional e de São José dos Pinhais. Essa foi a primeira solenidade oficial de 2022.

“Estamos lutando e trabalhando para cada vez mais valorizar a Emancipação Política que se teve há 169 anos em São José dos Pinhais. Vamos buscar sempre os direitos e o respeito, pois o nosso município merece. Quero deixar essa reflexão, da luta por nossa cidade” disse a prefeita Nina Singer.

O vice-prefeito Professor Assis, destacou a importância do dia 8 de janeiro para o município de São José dos Pinhais. “Daqueles que pensaram em ter a liberdade na política e administração, dos objetivos que foram defendidos com a Emancipação. É um privilégio dar sequência a essa luta pela nossa cidade”, afirmou.

Em nome do Poder Legislativo, o presidente da Câmara Municipal, Abílio Alves, ressaltou a iniciativa daqueles que tornaram possível a Emancipação Política de São José dos Pinhais. “A toda história que se passou, precisamos agora presentear a nossa cidade com muito trabalho e dedicação”, finalizou.

Presenças

Participaram do ato cívico em comemoração aos 169 anos de Emancipação Política de São José dos Pinhais a prefeita Nina Singer; o vice-prefeito Professor Assis; o presidente da Câmara Municipal, Abílio Alves; o chefe de gabinete e secretário de Comunicação, Andrei Gondro; o secretário de Administração e Recursos Humanos, Luiz Keppen; o secretário de Cultura, Marcelo Dal Negro; o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabiano Vosguerau; o secretário de Finanças, Claudio Roberto Weirich; o procurador geral do Município, Gustavo Lopes; os vereadores Allax Siqueira, Delegado Michel, José Possebon, Juliano Martins, Luiz Monteiro, Renan Machado e Sinésio; o coordenador de Administração Regional, Luiz Paulo de Lima; o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, tenente coronel Jean Rafael Puchetti; o comandante do Corpo de Bombeiros de São José dos Pinhais, tenente coronel Emerson José Guimarães; o pároco da Catedral Padre Aleixo; além de servidores municipais e demais autoridades.

169 anos de Emancipação Política de São José dos Pinhais

Criada em 16 de julho de 1852 através da lei nº 10 da província de São Paulo (SP), a Vila de São José dos Pinhais, como era chamada na época, teve em 8 de janeiro de 1853 a instalação da Câmara dos vereadores, desmembrou-se da província de SP e em dezembro de 1897, a vila foi elevada à categoria de cidade.