As obras de drenagem para a construção do Viaduto do Bradesco – Trincheira da BR-376, no período de 21 de novembro a 10 de dezembro, na interseção da Rua Joinville e Alameda Bom Pastor, impactam diretamente também cerca de dez (10) linhas de ônibus de São José dos Pinhais.

Em uma força tarefa das equipes da Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT), os novos itinerários já foram planejados, a fim de diminuir o impacto aos usuários, conforme mapas em destaque.

O sistema de transporte público e as referidas dez linhas, podem ser divididas em dois grupos, realizando dois itinerários no local:

1. Cruzamento da BR 376 pela Rua Joinville e Alameda Bom Pastor;
  2. Acesso a BR 376 a partir da R. Joinville para atendimento a região do São Marcos e Zona Rural, e retorno à região central pela R. Joinville.

Todas as linhas que operam na região fazem atendimento ao Terminal Central do município.

O GRUPO I: É composto das seguintes linhas:

• LINHA 501 – QUISSISSANA VIA PEDRO MORO
  • LINHA 505 – INTERBAIRROS 1 (Apenas sentido Volta (Bairro > Centro)
  • LINHA 506 – INTERBAIRROS 2 (Apenas sentido Ida (Centro > Bairro)
  • LINHA 520 – MURICI

Ao todo, as linhas do Grupo I realizam 23 viagens nos dias úteis, transportando aproximadamente 900 pessoas por dia.

Essas linhas realizarão desvio pela Alameda Arpo, da seguinte forma (conforme mapas):

No sentido Bairro a linha fará itinerário pela R. Prof. João C. de Carvalho, Alameda Arpo, R. Curitiba, R. Brasília e R. Marialva, acessando a Alameda Bom Pastor.

No sentido Centro, o desvio será realizado seguindo pela R. Marivalva, R. Brasília, R. Curitiba, Alameda Arpo e R. Antonio Olinto.

O GRUPO II: É formado pelas seguintes linhas:

• LINHA 406 – COTIA VIA CAMPO LARGO
  • LINHA 1006 – MALHADA / ROÇA VELHA
  • LINHA 1009 – FAXINA E CAMPESTRE DA FAXINA
  • LINHA 1012 – JARDIM CARMEM / SÃO MARCOS
  • 1047 – CONTENDA
  • 1052 – CAMPO LARGO

Ao todo, as linhas do Grupo II realizam 104 viagens nos dias úteis, transportando aproximadamente 2.880 pessoas por dia.

Essas linhas realizarão os seguintes itinerários de desviados (conforme mapas):