A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB) de São José dos Pinhais, em parceria com o SEBRAE, ministrou curso de Formação de Preços aos artesãos do município.

O curso gratuito foi ministrado na tarde desta quinta-feira (03), por Eron Marchiori do SEBRAE, para 27 artesãos que fazem parte do Programa Economia Solidária da SETRAB. Na ocasião esteve presente o secretário da pasta – Luiz Gustavo Mello, o diretor do Departamento do Trabalho – Erivaldo da Silva Júnior, e a coordenadora do Programa – Cassia Ramos.

Serviço

O Programa Economia Solidária foi criado pela Lei nº. 1591/2010. Atua na formação, capacitação desses grupos e apoia a comercialização de seus produtos através da realização de feiras, festas da cidade, locais disponibilizados por entidades parceiras e os Centros Públicos de Economia Solidária.

Economia Solidária é uma forma alternativa de desenvolvimento que promove a inclusão de pessoas em uma atividade produtiva. É desenvolver o que há de melhor nas pessoas, buscar seus talentos e habilidades, proporcionar treinamento e condições para que isso venha a ser a fonte de seu próprio sustento e de sua família de maneira social e ambientalmente sustentáveis. É identificar pessoas com interesses afins, agrupá- las, capacitá-las, organizá-las e promover o acesso a todas as ferramentas necessárias para viabilizar a execução da atividade.

Tem como princípios a autogestão (que consiste na ausência da figura do patrão; todos participam das definições estratégicas e cotidianas do grupo), cooperação, solidariedade, democracia e respeito aos ecossistemas.

Após o cadastro no Programa, os grupos recebem a certificação. Na certificação é concedido o Selo de Economia Solidária ao grupo. Quem faz as visitas de certificação é o Comitê Certificador, eleito pelo Conselho Municipal de Economia Solidária, que atesta que o grupo está produzindo de acordo com os princípios da Economia Solidária.