A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e da Defesa Civil do município, realizou nesta quinta-feira (12), a retirada de portão e derrubada de muro dos condomínios Serra do Mar I e II. A referida ação foi possível após municipalizar as ruas, anteriormente privativas, tornando-as espaços públicos.

Permitindo o livre acesso às vias, promovendo proteção social e atuação das forças de segurança, a operação é considerada um marco no município de São José dos Pinhais. A partir do dia 12 de agosto, fica estabelecido então o Residencial das Flores, com blocos individualizados.

A prefeita Nina Singer se emocionou ao ver tantas famílias que serão beneficiadas com a ação. “Simboliza um novo tempo nesse espaço, é uma transformação na vida dessas pessoas. Um residencial que terá cursos, atividades, biblioteca, mas principalmente, habitação digna para as pessoas. É isso que estamos buscando, trabalhar para o cidadão, o que nos queremos aqui é o bem comum”, afirmou.

A ação é apenas uma das muitas que acontecerão no local para assim proporcionar moradia digna e segurança aos moradores. As próximas etapas contemplam revitalização da iluminação pública, projeto de paisagismo, pavimentação, pintura dos blocos, além da transformação dos salões de festa em espaços para atendimento da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária e também da Secretaria de Cultura.

De acordo com o secretário de Habitação, Adriano Mühlstedt, o objetivo da ação é dar mais qualidade de vida e dignidade aos moradores do local. “Demos celeridade a esse projeto para ver as coisas acontecerem. Temos um planejamento, para que, se possível, o complexo pronto seja entregue até o fim do ano. É uma transformação da vida das pessoas”, disse.

O secretário de Segurança, Ricardo Kusch, ressaltou que a Guarda Municipal de São José dos Pinhais vai estar sempre presente no local para ajudar os moradores. “Para nós, certamente, o trabalho será favorecido. As viaturas e os agentes terão um acesso melhor para proteger o cidadão de bem”.