Centro da Juventude comemora 6 anos de atividades em SJP

Publicado em 9 de novembro de 2018 às 14:05

Cerca de 200 crianças e jovens são atendidos diariamente pelo serviço da Prefeitura(fotos : Paulo Szostak / PMSJP)

Localizado na Borda do Campo, o Centro da Juventude (CJ) de São José dos Pinhais é referência a outras cidades do Estado. O CJ recebe diariamente cerca de 200 crianças e adolescentes que realizam diversas atividades esportivas, culturais e de orientação profissional. A secretária da SEMAS, Sonia Arruda e o Prefeito, Toninho Fenelon, participaram da festa de aniversário que neste completou seis anos de serviços destinados às comunidades do município.

Familiares, alunos e funcionários – toda a equipe de apoio – do Centro da Juventude de São José dos Pinhais, o CJ, além da comunidade em geral, festejaram na parte da tarde desta última quinta-feira (08) o aniversário de seis anos desse serviço que está vinculado à Prefeitura através da secretaria de Assistência Social (SEMAS) do município desde 2012. Apesar do frio e da chuva,  o clima era de muita alegria e festa por lá.

O movimento foi grande do lado de fora da unidade e maior ainda no saguão do CJ onde aconteceram várias apresentações de grupos que envolveram música, dança e teatro realizadas pelos frequentadores do espaço, a coordenação estima que mais de cem convidados prestigiaram o aniversário.

O Prefeito Toninho Fenelon, participou da festa e disse que o futuro de SJP está entre às crianças, jovens e adolescentes. “Comemorar os 6 anos de aniversário do Centro da Juventude é muito gratificante; a Prefeitura oferece aqui diversas atividades e oficinas que envolvem à população jovem do município; o futuro da cidade está entre os jovens” disse o Prefeito que destacou “o CJ promove às crianças e jovens do município desenvolvimento da cidadania com objetivo de proporcionar um futuro mais digno e promissor”.

Todos os dias cerca de 200 crianças e adolescentes entre 12 e 24 anos de todas às regiões de São José dos Pinhais (SJP), participam de várias atividades esportivas, culturais além de orientação profissional que complementam e integram a rotina diária da maioria dos frequentadores que são estudantes das escolas públicas municipais e estaduais do município; atividades de contraturno que ocupam o tempo ocioso.

Sonia Arruda, secretária de Assistência Social, também esteve presente e falou sobre a importância de manter um serviço como este em SJP. “A maioria dos frequentadores do CJ são estudantes que utilizam o contraturno escolar para realizar aqui alguma atividade que ocupe o tempo ocioso; ao invés de estarem com amigos na rua eles preferem vir para cá praticar algum esporte, aprender a tocar violão; o CJ possui uma biblioteca; tem os grupos de dança, de teatro, à orientação profissional e diversas oficinas à disposição da comunidade jovem de SJP; o nosso CJ é referência para outros municípios”, comentou a secretária.

As atividades oferecidas no CJ são acompanhados pela equipe multidisciplinar formada por Assistente social, Pedagogo e Educadores Sociais que auxiliam na formação da cidadania, especialmente, jovem da cidade.

Para Jhonathan Faria, coordenador do CJ o aniversário representa “ sentimento de dever cumprido, trazer este serviço dentro de uma comunidade e poder envolver crianças e adolescentes ocupando o tempo ocioso delas é muito bom; elas gostam de vir ao CJ; apesar de todas às dificuldades somos como uma grande família; comemoramos hoje 6 anos de serviço destinado à população de São José dos Pinhais, estou muito feliz em participar deste aniversário”, disse o coordenador.

O comandante da 1ª cia do 17 Batalhão capitão Galeski, o vereador pastor Gilmar e a vereadora Mari Temperasso estavam no aniversário.

O horário de funcionamento do Centro da Juventude é das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas no telefone (41) 3382-7361 e também na sede da unidade localizada na Rua Leôncio Correia nº 311, Borda do Campo – São José dos Pinhais.

“A maioria dos frequentadores do CJ são estudantes que utilizam o contraturno escolar para realizar aqui alguma atividade que ocupe o tempo ocioso; ao invés de estarem com amigos na rua eles preferem vir para cá praticar algum esporte, aprender a tocar violão; o CJ possui uma biblioteca; tem os grupos de dança, de teatro, à orientação profissional e diversas oficinas à disposição da comunidade jovem de SJP; o nosso CJ é referência para outros municípios”, comentou a secretária da SEMAS, Sonia Arruda.

Todos os dias cerca de 200 crianças e adolescentes entre 12 e 24 anos de todas às regiões de São José dos Pinhais (SJP), participam de várias atividades esportivas, culturais além de orientação profissional que complementam e integram a rotina diária da maioria dos frequentadores que são estudantes das escolas públicas municipais e estaduais do município; atividades de contraturno que ocupam o tempo ocioso de crianças, jovens e adolescentes.

Para Jhonathan Faria, coordenador do CJ o aniversário representa “ sentimento de dever cumprido, trazer este serviço dentro de uma comunidade e poder envolver às crianças e adolescentes ocupando o tempo ocioso delas é muito bom; elas gostam de vir ao CJ; apesar de todas às dificuldades somos como uma grande família; comemoramos hoje 6 anos de serviço destinado à população de São José dos Pinhais, estou muito feliz em participar deste aniversário”, disse o coordenador.

Localizado na Borda do Campo, o Centro da Juventude (CJ) de São José dos Pinhais é referência à outras cidades do Estado. Diariamente cerca de 200 crianças e adolescentes realizam diversas atividades esportivas, culturais e de orientação profissional.