A Junta Militar de São José dos Pinhais (Praça Getúlio Vargas – Centro) informa que as inscrições para o Alistamento Militar 2022, de jovens brasileiros do sexo masculino que vão completar 18 (dezoito) anos em 2022, serão realizadas até o próximo dia 30 de junho.

O alistamento é online e pode ser acessado aqui: http://alistamento.eb.mil.br/

Para preencher o formulário eletrônico é necessário ter CPF, Carteira de Identidade ou de Trabalho, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e telefone. Preenchido, o candidato deve imprimir o Certificado de Alistamento Militar que é o comprovante da inscrição junto às Forças Armadas.

A inscrição também pode ser feita pelo celular, instalando o aplicativo de alistamento, disponível para os sistemas iOS e Android. Os documentos solicitados são os mesmos.

No Brasil, o alistamento militar é obrigatório, e quem não se alista pode ter uma série de problemas como: assinar contratos com o Governo Federal, estadual ou municipal, prestar exame ou fazer matrícula em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional, registro de diploma de profissionais liberais, fazer inscrição em concurso para provimento de cargo público, são alguns exemplos.

De acordo o Ministério da Defesa, jovens arrimo de família, ou seja, único responsável pelo sustento familiar, devem realizar o alistamento presencialmente com requerimento pedindo dispensa de incorporação, para isso é indispensável apresentação de documentos que comprovem tal condição.

Jovens com deficiência, segundo o Ministério da Defesa, também devem comparecer presencialmente ao serviço. Para esta situação, o portador de necessidade especial física aparente deve entregar o requerimento solicitando isenção do serviço militar e atestado médico com diagnóstico de incapacidade e o respectivo CID, que é a Classificação Internacional de Doenças, informou o ministério.

Dúvidas?

Entre em contato com o serviço da Junta no telefone 3381- 6306.

(Por Alexandre Torres Jr. com informações da Agência Brasil / Foto: Alvaro Matheus Heger / Prefeitura SJP)