Notícias
20/02/2015

Agricultura oferece programa de Incentivo a Piscicultura

(Foto: Silvio Ramos/PMSJP)

 

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais disponibiliza para os produtores de peixe subsídio para o incentivo da piscicultura através do programa de Piscicultura, que conta com parcerias, cursos, orientação técnica e custeio de parte do manejo.

Este programa tem o objetivo de incentivar o crescimento e o desenvolvimento da piscicultura local com um subsídio de 80% do valor dos alevinos das espécies Tilápia Nilótica, Carpa Cabeça Grande, Carpa Prateada, Carpa Capim e Bagre Jundiá, as quais podem variar de um ano para o outro.

A Secretaria oferece ainda visitas técnicas em todas as propriedades que participam do programa, organiza a Feira do Peixe, oportuniza a mobilização dos produtores interessados em participar da Cooperativa Agroindustrial de Agricultores e Aquicultores Familiares da Região Sul (Coopescadosul). Outro aspecto do programa de Piscicultura é o subsídio de 60% para utilização de máquinas usadas na reforma e limpeza de tanques.

Como prática de complemento a renda da agricultura familiar e aproveitando o potencial hídrico do Município, o programa nos últimos dois anos subsidiou cerca de 120 mil alevinos, e o número de piscicultores interessados aumentou quase 13% entre 2013 e 2014.

Feira do Peixe Vivo

Grande parte da produção dos peixes de São José dos Pinhais tem destino certo, a tradicional Feira do Peixe Vivo – que acontece todos os anos na Praça do Verbo Divino, no período da Semana Santa.

Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o evento ocorre desde 1992, em uma época do ano que aumenta a procura por carne de peixe. Desta forma Feira fecha o ciclo da piscicultura, com a oportunidade de comercialização.

Somente em 2014 mais de seis toneladas de peixe vivo foram comercializadas na Feira, além de aproximadamente 200 quilos de filé de tilápias.

Para participar do Programa de piscicultura é preciso:

  • Ser produtor de São José dos Pinhais;
  • Estar devidamente cadastrado na Secretaria de Agricultura e Abastecimento;
  • Preencher o formulário específico do programa;
  • Seguir os prazos e as recomendações técnicas estabelecidas (secagem do tanque, retirada de peixes remanescentes e desinfecção do tanque).

Os interessados devem ainda respeitar o calendário definido pela Secretaria para dois aspectos: solicitação de alevinos que vai de 1º de agosto a 15 de outubro de cada ano, e para participar da Feira do Peixe Vivo, aonde as inscrições vão do 1º dia útil do ano até 30 dias antes do início da Semana Santa, sendo restrita aos piscicultores de São José dos Pinhais que tenham no mínimo 300 quilos de peixe para comercializar.

Informações: (41) 3381-5824