Através do Programa Verde Vida, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEMAG), tem implementado hortas comunitárias em diferentes pontos do município. A participação é direcionada a escolas, centros comunitários e entidades sociais, com atividades de planejamento, orientação e acompanhamento técnico.

A mais recente foi implantada no Jardim Edith, região do Afonso Pena, na última semana. O objetivo é incentivar adultos e crianças do município a cultivarem alimentos, segundo as normas de cultivo ecológico ou orgânico, proporcionando educação alimentar, social e ambiental. Além disso, o Programa visa também a integração das pessoas com a natureza e a produção de alimentos ecologicamente corretos.

Para participar é preciso estar cadastrado na SEMAG e formalizar o pedido de ingresso no Programa através de documentação direcionada à Secretaria. Depois disso, o espaço receberá uma avaliação dos técnicos da pasta e caso o parecer seja favorável a Prefeitura auxiliará na parte técnica, preparando o solo e fornecendo as mudas. O plantio e a manutenção das hortas ficam por conta da população do local.

Estiveram presentes no lançamento da horta no Jardim Edith, a prefeita Nina Singer, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Alex Purkote, o chefe de gabinete, Andrei Gondro e o vereador Sinesio.

Interessados devem procurar a SEMAG:
Rua Veríssimo Marques, 1801

(Foto: Alvaro Matheus Heger / Prefeitura SJP)