O Agosto Lilás, que é uma campanha que ocorre neste mês – dedicado a conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, tem em São José dos Pinhais uma intensa programação de ações descentralizadas, em parceria com a Câmara Municipal e com o apoio da FAE e Procuradoria Especial da Mulher – Câmara.

Nesta segunda-feira (22) a Administração Regional Borda do Campo recebeu diversas ações e atividades, alusivas ao Agosto Lilás, por meio de palestras, apresentação teatral, bem como a prestação de serviços, tais como: atualização de cadastro habitacional, SINE Mulher, Núcleo para Práticas Jurídicas FAE, Tenda da Saúde, com diversos exames e orientações; corte de cabelo, maquiagem. E contou com a participação do Ônibus Lilás do Departamento de Políticas para Mulheres, Instituto Renault, e a Igreja Fire que promoveu o acolhimento as participantes.

O Agosto Lilás é um desdobramento da Lei Maria da Penha, que em 2022 completa 16 anos, para fortalecer sua missão e objetivos, e fazer valer sua legislação. Além disso, também estão entre os objetivos do Agosto Lilás informar a sociedade sobre a necessidade de acabar com a violência contra a mulher e popularizar os canais de denúncia existentes, bem como os serviços de atendimento à mulher que vivencia a  violência.

As próximas ações descentralizadas do Agosto Lilás acontecem na Administração Regional São Marcos nesta quarta-feira (24), Administração Regional Afonso Pena na quinta-feira (25), na Associação de Moradores do Quississana na sexta-feira (26), e sábado (27) no Guatupê.

A ação na Administração Regional Borda do Campo contou com a presença do coordenado da unidade – Eduardo Freyer de Azevedo, o coordenador geral das Administrações Regionais – Luiz Paulo de Lima, a vereadora Fátima de Paula, o juiz Augusto Gluszczak Junior, servidores municipais das secretarias de Segurança, Governo, Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB), e Saúde.