Fortalecer a amamentação em São José dos Pinhais com informação, proteção, educação e apoio, são alguns dos objetivos do Mês do Aleitamento Materno, instituído, no Brasil, em 2017, pela Lei Federal nº 13.435. Conhecido como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, durante todo o mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde – SEMS, realizará diversas ações, intersetoriais, com intuito de intensificar tanto a conscientização, quanto os esclarecimentos sobre a importância do aleitamento.

Na última segunda-feira (01/08), um cerimonial realizado no período da manhã na Rua XV de Novembro, em frente a Secretaria de Cultura – SEMUC, abriu oficialmente a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A prefeita Nina Singer, esteve presente no evento de abertura, que também reuniu profissionais da Saúde de diversas áreas (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas), funcionários do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais – HMMSJP, e a secretária municipal da Saúde, Giuvanna Casagrande.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno (WABA – World Alliance Breastfeeding Action) teve início em 1990, após um encontro entre a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que assinaram, na ocasião, o documento conhecido como ‘Declaração de Innocenti’. Em 1991, é fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-amamentação, que cria, no ano seguinte, 1992, a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Em alusão à campanha nacional de incentivo ao aleitamento, em São José dos Pinhais, reuniões serão realizadas para discutir o tema com as comunidades, a SEMS promoverá palestras e eventos que tratam sobre a importância do aleitamento, ao longo do mês estão programadas várias ações de divulgação do assunto em espaços públicos, que serão iluminados (ou decorados), pela Administração Municipal, com a cor dourada em alusão ao mês do aleitamento materno no país.

Até a próxima sexta-feira, 5 de agosto, equipes da SEMS estarão no Calçadão da XV (em frente a SEMUC) com orientações sobre manejo, ordenha e armazenamento do leite materno. Esta ação, em espaço público, acontece das 9h às 16h, no endereço mais movimentado da cidade.

No dia 27 de agosto, a Prefeitura ainda promove, por meio da Secretaria de Saúde, a Hora do Mamaço. Esse evento vai acontecer, das 9h30 às 11h30, no Parque Municipal de São José dos Pinhais, Av. das torres, n.º 100, e vai reunir lactantes e familiares que terão apoio de enfermeiras e nutricionistas do município.

(Por Alexandre Torres Jr. / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)