(As fotos foram tiradas pelo Paulo e pelo EdY)

Nesta terça-feira, 13, os coordenadores das Unidades de Saúde de São José dos Pinhais, assim como demais servidores da Atenção Primária, participaram de uma celebração em alusão ao Agosto Dourado, realizada na Central de Treinamento do Paço Municipal. Durante a tarde, foram realizadas palestras sobre a importância da amamentação e também manejo correto na hora de amamentar.

As ações que buscam incentivar a população sobre a necessidade e as vantagens da amamentação fazem parte da campanha Agosto Dourado — que recebeu esse nome pelo fato da Organização Mundial da Saúde (OMS) considerar o leite materno como alimento de ouro.

No município, o mês de aleitamento materno foi sancionado pelo prefeito Toninho Fenelon como parte do calendário oficial por meio da lei nº 3.345. “Fico feliz em contribuir para a conscientização da nossa comunidade sobre um tema que é tão importante. O leite materno salva vidas; por isso o incentivo a amamentação deve ser de importância de todos, da comunidade, do profissional de saúde e também da administração pública”, declaro Toninho.

Segundo a secretária de Saúde, Débora Chemim, esse trabalho de incentivo as lactantes já é realizado na Atenção Primária. “Esse é um trabalho feito com dedicação pela nossa equipe de servidores e com a intitucionalização do Agosto Dourado do município tenho certeza que o trabalho será otimizado a cada dia, por todos”, afriam a secretária.

Durante o evento também fez uso da palavra o vereador Tadeu Camargo, criador da Lei Municipal que define o Agosto Dourado como parte do calendário oficial do município. “O aleitamento materno é muito importante para o bom desenvolvimento de uma criança, além de gerar economia aos pais e aos cofres públicos, sabendo que as crianças tornam-se mais resistentes a determinadas doenças. Ações de conscientização para que mãe que amamentam em público sejam constrangidas também devem ser realizadas”.

Amamentação – segundo a Organização Mundial da Saúde, a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde, é recomendado alimentar os bebês exclusivamente com amamentação até 6 meses. Depois dessa idade, ela deve ser complementada. Em caso de dúvidas consulte o médico.

Banco de Leite – você pode doar leite e ajudar a salvar vidas! No Hospital São José funciona o Banco de Leite. Mais informações você pode obter pelo link (https://bit.ly/2HpPFIS), pelo telefone(41) 3283-5522 ou pelo WhatsApp (41) 99703-5358.

Presenças — no evento, estiveram presentes a diretora geral da Secretaria de Saúde, Keiko Yoshikawa; a Diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Cíntia Mazur; a enfermeira responsável pela saúde da mulher e também palestrante, Clacita Pierro Castilho; a enfermeira consultora em amamentação neobaby, Olga Bührer; a vice-presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Nina Singer e o secretário de Comunicação, Eduardo Foggiatto.

(Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)