Com base nos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged – dispositivo legal instituído pelo Ministério de Trabalho e Emprego para controlar admissões e demissões dos trabalhadores sob o regime CLT – a Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, vinculada à Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) da Prefeitura, apresentou na tarde da última quinta-feira (13/fevereiro) o balanço de empregos formais e intermitentes acumulados no município em 2019.

O Balanço foi divulgado durante a 265ª Reunião Ordinária realizada pelo Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda – Ceter – da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) que pela primeira vez promoveu a reunião em São José dos Pinhais.

Na reunião que aconteceu na Câmara Municipal, o grupo de trabalho reunido contou com a presença de secretários municipais, diretores de departamento, servidores e convidados além da participação do presidente conselheiro representante da FIEP – José Toado Filho.

“Estamos realizando aqui em São José dos Pinhais, a reunião mensal descentralizada”, comentou Toaldo Filho. “Esta reunião, promovida pela atual gestão do Ceter, tem objetivo de valorizar o trabalho realizado pelas agências do trabalhador, principalmente, do interior do Estado e também na Região Metropolitana da capital”, falou o presidente conselheiro.

De acordo com o balanço apresentado pelo Departamento de Trabalho e Estimulação de Renda, da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, o Paraná ocupa, em relação ao ranking nacional, a 4ª colocação na geração de empregos no acumulado de janeiro a dezembro de 2019, conforme dados do Caged.

O montante total de empregos gerados em 2019 (51.441), conforme o balanço apresentado, ultrapassa o saldo obtido em 2018 no Paraná, que registrou ao todo 41.391 vagas de trabalho preenchidas, variação positiva de 24,28% a mais de empregados em comparação a 2018.

A Agência do Trabalhador do município registrou 2.655 novos empregos na cidade em 2019, com mais de 40 mil encaminhamentos para entrevistas.

Destaque Estadual

Em 2019, a Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais atendeu 91.822 pessoas com personalização nos atendimentos e agilidade para os encaminhamentos.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a evolução de admissões de 2018 para 2019 no município foi positiva.

Em 2018, foram aproximadamente 35 mil admissões, já em 2019, mais de 39 mil pessoas entraram no mercado de trabalho, representando um crescimento significativo na economia e na qualidade profissional de São José dos Pinhais.

“No ano de 2019 fomos a terceira cidade do Paraná que mais empregou. A Agência do Trabalhador do município registrou 2.655 novos empregos para os munícipes, com mais de 40 mil encaminhamentos para entrevistas – motivo de comemoração para todos nós”, disse o Secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Irapuan Cortes Santos, que também participou da reunião do conselho em São José dos Pinhais.

(Por Alexandre Torres Jr / Foto: Vitor Hugo / Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.