A Prefeitura de São José dos Pinhais com a Câmara Municipal e com o apoio da FAE e Procuradoria Especial da Mulher – Câmara iniciam nesta segunda-feira (1º de agosto), uma extensa programação alusiva ao Agosto Lilás – campanha que é um desdobramento da Lei Maria da Penha, que em 2022 completa 16 anos, para fortalecer sua missão e objetivos, e fazer valer sua legislação.

O Agosto Lilás é o nome da campanha que ocorre neste mês, que dedicado a conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. Além disso, também estão entre os objetivos do Agosto Lilás informar a sociedade sobre a necessidade de acabar com a violência contra a mulher e popularizar os canais de denúncia existentes, bem como os serviços de atendimento à mulher que vivencia a  violência.

Existem basicamente cinco tipos de violência contra a mulher: Física, Sexual, Psicológica, Patrimonial e Moral – dentro dessas categorias, diversas ações são consideradas como violência. As ações do Agosto Lilás serão descentralizadas em São José dos Pinhais.

A administração pública informa ainda os telefones que devem ser acionados em casos e suspeitas de violência contra a mulher, sendo eles:

– Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de São José dos Pinhais – 0800-153-0800 / (41) 99828-0085

– Procuradoria Especial da Mulher – (41) 99615-8738

– Delegacia da Mulher – (41) 3753-2050

– Disque Direitos Humanos – 100

– Central de Atendimento à Mulher – 180

– Patrulha Maria da Penha – 153

– Disque Denúncia – 181

Confira a Programação do Agosto Lilás de São José dos Pinhais: