Ações de contingenciamento/replanejamento orçamentário em razão da queda na arrecadação decorrente da pandemia do COVID-19

Desde o início da pandemia houve por parte do Departamento de Orçamento um acompanhamento mais cauteloso acerca da execução orçamentária. Foram priorizados os gastos para o enfrentamento da COVID-19, principalmente os provenientes da Saúde e Assistência Social. Dentre os decretos publicados pela Prefeitura havia a orientação de dar prioridade a todo e qualquer trâmite necessário a fim de agilizar o processo de compra ou contratação de serviços pertinentes ao combate do novo coronavírus. Desta feita, o Departamento de Orçamento realizou prontamente as alterações orçamentárias exigidas para ajustar o orçamento municipal.

O replanejamento das ações configurou-se em dar primazia às ações ligadas diretamente ao combate da pandemia e às ações de manutenção da máquina pública. Foram feitos contingenciamentos no orçamento das secretarias municipais para evitar gastos não urgentes e garantir a disponibilidade orçamentária para a realização das ações de contenção do vírus no Município de São José dos Pinhais.

Informações atualizadas em 30/04/2021
Departamento de Orçamento