Ações da GM prendem três e apreende duas armas de fogo

Publicado em 19 de abril de 2017 às 17:38

(Foto: Divulgação/PMSJP)

As ações de patrulhamento ostensivo e abordagens rotineiras das equipes da Guarda Municipal (GM) de São José dos Pinhais assistem a segurança pública da população com resultados positivos.

Nos últimos dias foram presos três indivíduos e apreendidas duas armas de fogo usadas na prática de crimes contra patrimônios e pessoas. Em uma das ações, ocorridas, na manhã desta quarta-feira (19) dois homens roubaram um veículo no bairro Afonso Pena, onde foi montado um cerco após o abandono do cerro em uma rua sem saída. Uma equipe da Defesa Civil localizou um dos suspeitos escondido em uma casa abandonada e com ele um revolver calibre 38, depois de reconhecido pela vítima, o homem de 18 anos recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil, essa ação contou também com o apoio do helicóptero da Polícia Civil.

Já na região central, uma equipe das Rondas Municipais (Romu) atendeu a uma chamada via 153 de uma vítima de assalto em seu comércio. Prontamente a equipe chegou ao local onde o indivíduo já estava detido por vigilantes de uma empresa de segurança, desta forma o homem, de 33 anos, foi encaminhado à Delegacia e com ele foi encontrado o dinheiro produto do assalto e um simulacro de arma de fogo utilizado na ação.

As abordagens de rotina estão caracterizadas como uma das ações mais eficazes ao combate à criminalidade, dada a experiência dos guardas municipais. Outro exemplo de êxito nessas ações foi uma abordagem realizada no bairro Borda do Campo nesta semana, que resultou na prisão de um homem de 19 anos que estava de posse de uma quantia em dinheiro trocado, uma pedra de substância análoga ao crack e quatro buchas de substância análoga a maconha, como também munições de revólver calibre 38. Esse mesmo indivíduo, que já contava com passagem por tráfico, recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia Regional, sendo que ele já havia sido preso pela GM há cerca de três semanas de portando uma pistola . 40 com numeração suprimida.

A Secretaria de Segurança de São José dos Pinhais, por meio da Guarda Municipal, esclarece que tem realizado um trabalho contínuo e focado contra o tráfico de drogas em nossa cidade, e neste combate a participação da população é de fundamental importância. Neste sentido, o morador ou comerciante do bairro deve denunciar o crime fornecendo todas as informações necessárias, repassando a situação e denunciando os indivíduos envolvidos, o que pode ser feito de forma anônima, através dos números 153 e 0800-153-0800.