O bairro Cidade Jardim e parte do bairro Boneca do Iguaçu foram contemplados com uma importante ação da Secretaria de Saúde, Meio Ambiente e Esporte e Lazer: uma caminhada com panfletagens e orientações de prevenção ao mosquito da Dengue foi realizada neste último sábado (08) no período da manhã.

A ação da Prefeitura de São José dos Pinhais teve como objetivo conscientizar a população no combate a endemias, principalmente com o mosquito da Dengue. Por meio da Secretaria de Meio Ambiente, oito caminhões e três máquinas estiveram nos bairros realizando o trabalho de limpeza, recolhendo entulhos em frente às casas e terrenos. Para a secretária de Saúde, Debora Chemin, a Prefeitura trabalha na prevenção e também no combate do mosquito durante todo o ano, e ações como essas são promovidas com a intenção de reforçar a conscientização. “É uma luta de todas as Unidades de Saúde para movimentar as comunidades para que a gente combata o mosquito por meio de limpezas e orientações, para a população se proteger”, explicou a secretária.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk Junior, o recolhimento de entulhos pelos caminhões e máquinas é também uma forma de prevenção contra a Dengue e endemias, já que no acúmulo de entulhos podem aparecer animais transmissores de doenças. “A gente pede também a colaboração da população em não jogar esses lixos em finais de ruas, em terrenos baldios, a Prefeitura oferece todo tipo de coleta, basta ligar, agendar, que o caminhão pega na porta de casa, além dos Ecopontos que nós temos no município ainda, espalhados pelo município”, enfatizou.

A caminhada percorreu as ruas do bairro Cidade Jardim com os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, além de servidores da Secretaria de Saúde e membros do Conselho Local de Saúde, com o destino até o Parque São José. No final do evento, a Secretaria de Esporte e Lazer promoveu atividades físicas para os munícipes. Para o diretor do Departamento de Promoção e Vigilância, Odevair Mathias, outras ações preventivas como essa serão realizadas ao decorrer do ano. “Hoje está comprovado que o maior número de focos que a gente encontra está dentro da moradia, então este trabalho de hoje é mostrar para a população que o trabalho unido da gestão, junto com os moradores vamos ainda continuar sem a dengue no nosso município”, comentou o diretor.

O evento também contou com uma parceria da Unidade Básica de Saúde Cidade Jardim e com o Detran de São José dos Pinhais.

(Fotos: Paulo Szostak e Wellington Medeiros/Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.