Com a finalidade de promover especialmente no município o debate e a conscientização sobre temas relacionados à saúde e segurança no ambiente de trabalho, a Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Semarh), realizará durante todo o mês de abril várias ações, voltadas ao movimento ‘Abril Verde’, e direcionadas aos servidores municipais. Neste ano, o tema central da campanha é a pandemia da COVID-19.

Durante o mês, a Semarh visitará locais de trabalho (respeitando todos os protocolos de segurança sanitária para evitar o contágio por coronavírus) com objetivo de promover a prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no âmbito municipal, falando sobre o assunto com os funcionários.

Além das visitas, a Semarh publicará artigos semanais sobre o tema, divulgando também conteúdos via aplicativos de mensagens. Eventos digitais também serão realizados.

Em São José dos Pinhais, a campanha ‘Abril Verde’ foi instituída em 2017, com a Lei Municipal nº 2.827, de 06 de Junho.

Breve histórico sobre o movimento

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, é lembrado em todo o mundo no próximo 28 de abril, data estabelecida por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

Outra data importante em abril, que influenciou o movimento na escolha do mês, é o ‘Dia Mundial da Saúde’, lembrado anualmente sempre no dia 7.

Promulgada no Brasil, em maio de 2005, a lei Federal nº 11.121 criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho.

(Por Alexandre Torres Jr com informações da Semarh / Foto: banco de imagens / Prefeitura SJP)