27/03/2018

Abertas as inscrições para Ginástica da Mente 2018 do Circuito Escolar de Xadrez

Circuito Escolar de Xadrez reúne os melhores enxadristas do todos os anos em São José dos Pinhais (Foto: Divulgação/Semel)

Estão abertas as inscrições para a Ginástica da Mente na III Etapa do Circuito Escolar de Xadrez, realização da Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio das Secretarias de Educação e Esportes e Lazer, em parceria com a Federação de Xadrez do Paraná (Fexpar) e SESC (Serviço Social do Comércio). Essa grande festa do Xadrez espera mais de 700 alunos de São José dos Pinhais e cidades vizinhas e será realizada no dia 20 de abril, no Ginásio Max Rosenmann, das 9h às 16h. As Inscrições para a I Etapa do Circuito estão limitadas a 800 participantes.

Garanta sua vaga através do link:

Segundo o coordenador do projeto de Xadrez na Secretaria de Esporte e Lazer, Paulo Rios, o Circuito Escolar é uma oportunidade de integração entre os alunos das escolas e uma maneira lúdica de melhorar o aprendizado e desempenho escolar. “Eventos como esses são fundamentais. Mostram como o esporte e a educação andam lado a lado. O xadrez, em especial, é uma atividade que exige raciocínio lógico, memória, concentração, atenção e criatividade, qualidades que são trabalhadas em sala de aula, mas que durante o evento, sem as crianças perceberem, desenvolvem de uma forma lúdica, por meio da competição sadia, como se fosse uma brincadeira, e tudo isso aliado à oportunidade de conhecer novos amigos”, diz o coordenador. “Além disso, temos hoje o apoio incondicional do prefeito Toninho Fenelon, do vice-prefeito Thiago Bührer, da Secretária Ema Karam e do secretário de Esporte, Alessandro Hendler”, conclui.

Um dos diferenciais do Circuito Escolar de 2018 é o concurso pedagógico de xadrez, na qual os professores e alunos têm a oportunidade de compartilhar o trabalho desenvolvido nas escolas. “O Circuito Escolar é a ponta do Iceberg, o xadrez acontece nas escolas beneficiando milhares de alunos graças ao empenho dos professores, equipe pedagógica e direção. Essa troca de experiências é fundamental para o fortalecimento e ampliação do trabalho. Neste ano, graças ao apoio oferecido pela secretária Ema Karam e toda equipe da secretaria de Educação, diversos projetos estão chegando nas escolas e mais crianças estão aproveitando os benefícios do xadrez”, relata o coordenador do projeto de xadrez na Secretaria Municipal de Educação, Professor Vinicius Silva Rodrigues dos Santos.

Confira as demais atividades desenvolvidas pelo município

Capacitação de Professores

A capacitação de professores visa ensinar os educadores os benefícios da prática do xadrez e os seus métodos de ensino para que sejam repassados aos alunos, melhorando suas habilidades cognitivas, raciocínio lógico, concentração, priorização, memória, autonomia, etc…dias 6 de abril,11 de maio,17 de agosto e 19 de outubro. Turmas das 8h às 11h30 e das 13h00 às 17h00.

Dia do Xadrez na Escola

A atividade visa despertar o interesse dos alunos na prática do jogo de xadrez, já que a utilização do jogo como ferramenta pedagógica traz diversos benefícios ao desenvolvimento cognitivo dos alunos. Enquanto os alunos participam de brincadeiras e explicações dinâmicas sobre o xadrez, os professores participam de uma formação para continuar desenvolvendo as atividades.

Circuito Itinerante das 8h às 12h30

O Circuito Itinerante visa levar um torneio maior para as escolas que possuem o projeto de ensino de xadrez, oportunizando aos alunos que fazem parte do projeto participar de um grande torneio.

Mais jogos intelectivos

Uma vez por semana, uma equipe formada pelas Secretarias de Educação e de Esporte e Lazer, passa em uma escola que participa do Programa Mais Educação, e através de um ambiente de jogo, as crianças e jovens aprendem enquanto se divertem, sendo possível estimular competências cognitivas com todos os participantes. Paralelamente os professores são capacitados com conteúdo para dar continuidade as atividades até a próxima visita da equipe.

Xadrez para Todos

Os mais de 20 professores responsáveis pela Educação dos Jovens e Adultos – EJA e 16 professores do Programa Segundo Tempo de São José dos Pinhais já participaram das formações e já estão desenvolvendo o projeto nas escolas. Nesse ano há também a previsão da formação dos professores da Educação Especial.