Já está disponível, em São José dos Pinhais, o cadastro online da Prefeitura aos interessados em adotar equinos resgatados do abandono e maus-tratos. O cadastro foi idealizado pelo Setor de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma.

O serviço atende a demanda de solicitações encaminhadas à Semma, a maioria sobre a presença de equinos em via pública, além de situações que envolvem maus-tratos. Conheça o cadastro de adoção de equinos aqui: http://forms.gle/4gkbDVG2NaL4v4mw7.

Para se cadastrar é necessário apresentar RG, CPF, além do comprovante de endereço. A criação do animal só é permitida em Zona Rural. Realizado, o interessado deve apresentar o cadastro na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – Adapar, que pode ser acessada daqui http://www.adapar.pr.gov.br .

Se o tutor não estiver cadastrado na Adapar, a Unidade Local de Sanidade Agropecuária, mais próxima da propriedade rural do interessado na adoção, realiza o cadastro. O animal deverá ser mantido exclusivamente em área rural, onde deverá ter pasto e abrigo adequado.

O animal resgatado ‘perambulando’ no Afonso Pena, aguarda adoção.

Denúncias de maus-tratos e abusos contra animais são feitas no Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC/Fale Conosco) da Prefeitura disponível aqui https://www.sjp.pr.gov.br/sic .

De acordo com a Semma, até o desenrolar do processo criminal, quando o animal pode, definitivamente, ser adotado, o interessado é (inicialmente) considerado como fiel depositário. A partir do momento em esteja concretizada, então é assinado o Termo de Compromisso de Adoção.

É importante destacar que o animal não poderá ser comercializado, não poderá ser submetido a qualquer tipo de trabalho (exemplo tração), ou usado em práticas esportivas como corridas.

Tanto exames sanitários, quanto o transporte do animal (em veículo adequado e adaptado para o transporte de grandes animais) será de responsabilidade do tutor. Caso o equino necessite de tratamento médico veterinário, a Semma poderá promover mecanismos alternativos.

Mais informações?

Entre em contato com o Setor de Defesa e Controle Animal, pelo telefone 3380-0500 (Ramal 107 e/ou 108) ou envie um e-mail para defesa.animal@sjp.pr.gov.br .

(Por Alexandre Torres Jr com informações do Setor de Defesa e Controle Animal – Semma / Foto: divulgação / Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.