Evento contou com a participação do prefeito Toninho Fenelon   (Texto: Alexandre Torres Jr / Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)

Até o final do dia as mulheres que participaram do encontro acompanharam palestras que abordaram questões de Segurança no Trabalho, dicas de saúde para diminuir a tensão do dia a dia, além do sorteio de prêmios. Pela manhã, foi oferecido um café Colonial as participantes que ao todo somavam mais de 150 trabalhadoras rurais que tinham assinado a lista de presença do evento.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de São José dos Pinhais (Straf), realizou na manhã desta sexta-feira (08/março) o ‘4º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais’ do município que pelo segundo ano consecutivo foi promovido no ‘Dia Internacional da Mulher’, lembrado, mundialmente, todos os anos nesta data.

Um dos objetivos do encontro realizado no salão de eventos Recanto Azul, na região do Inhaíva, é valorizar a contribuição da mulher no trabalho rural incentivando ao mesmo tempo a continuidade das atividades às próximas gerações promovendo o fortalecimento, principalmente, entre as agricultoras familiares reconhecendo sua importância através da visibilidade.

O prefeito, Toninho Fenelon, participou do evento parabenizando o trabalho do sindicato em benefício da agricultura familiar e aproveitou o momento para agradecer, em especial, todas as mulheres da área rural. “A mulher sempre teve sua importância na história da humanidade”, disse o prefeito. Para Toninho, “um dos maiores patrimônios do município é a área rural que atualmente aparece como o principal produtor de hortaliças do Estado, e grande parte da mão de obra do campo é formada por mulheres que desempenham papel fundamental na produção de alimentos”, destacou Fenelon.

Segundo Afonso Rendak, presidente do Straf, “mais de 10 mil mulheres desenvolvem atividades agrícolas, familiares, em São José dos Pinhais, e o município precisa valorizar o trabalho delas e proporcionar a garantia de direitos através políticas sociais direcionadas exclusivamente a elas”, comentou Rendak.

Estiveram também no encontro, Osmar Foggiatto, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento e representantes do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e do Sistema de Crédito Cooperativo, o SICRED.