Logo

Portal da Prefeitura


Prefeito Setim prestigia abertura da Exposição de Minipresépios no Shopping São José

Publicado em 18 de dezembro de 2015 às 12:55

Prefeito Luiz Carlos Setim; Ester Proveller, presidente da Uniart; Neide Ferraz Setim, secretária de Educação; Elza Dellage, diretora do Museu Municipal Atílio Rocco; e Alexandre Distefano, curador da exposição (Fotos: Divulgação/PMSJP)

 

Na noite da última quinta-feira (17), no piso L1 do Shopping São José, o prefeito Luiz Carlos Setim, juntamente com a secretária de Educação de São José dos Pinhais, Neide Ferraz Setim, prestigiou a abertura da Exposição de Minipresépios. São 90 peças, feitas por vários artesões do Paraná e coordenadas pela Universidade Livre do Artesanato e Cultura Popular do Paraná (Uniart).

“Desde que começamos a realizar as exposições temos a satisfação de vir para São José dos Pinhais. Por várias edições, expomos no Aeroporto Afonso Pena. Aqui no Shopping São José é a segunda vez que realizamos este evento. A exposição no Município, em todas as vezes que a fizemos, sempre foi muito bem recebida e é sempre uma satisfação poder contar com a acolhida do prefeito Setim”, disse Ester Proveller, presidente da Uniart.

Segunda Setim, a exposição resgata não só o espírito natalino, mas também valoriza o trabalho dos artesãos paranaense. “Ficamos muito felizes de poder prestigiar a abertura desta exposição, que além de bonita e significativa com a temática natalina, também destaca vários artistas do nosso Estado. E, também, dar os parabéns à dona Ester, que vem dando continuidade a este trabalho maravilhoso iniciado pela ex-primeira dama do Paraná, Fani Lerner, que sempre fez um bom trabalho na área social”, destaca Setim.

Neide Setim lembra a vinda da exposição há duas décadas no Município e da beleza dos trabalhos. “É um mimo a apresentação desses presépios em miniatura. Já tivemos a oportunidade de receber esta exposição no Aeroporto Afonso Pensa, na ocasião na primeira gestão do prefeito Setim e, agora, temos mais uma vez a oportunidade de conferir de perto este trabalho”, declara.

O evento de abertura da exposição de minipresépios no Shopping São José também contou com a presença de Alexandre Distefano, da Uniart e da diretora do Museu Municipal Atílio Rocco, Elza Dellage.

A Exposição de Minipresépios acontece em dois endereços:
Shopping São José: Rua Izabel A Redentora, 1434 – Piso L1. A exposição se realiza diariamente até o dia 6 de janeiro;
Palácio Iguaçu: Praça Nossa Senhora da Salete, s/nº – Centro Cívico, Curitiba. A exposição fica aberta de segunda a sexta-feira até o dia 22 deste mês.

Sobre a exposição
Iniciada como concurso de presépios, a Exposição de Minipresépios já recebeu mais de 500 mil visitantes e apresentou cerca de quatro mil presépios de artistas do Brasil, da Suíça, Peru, Venezuela, Alemanha, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia. As matérias-primas são inusitadas: vidros, lacre de latinhas, giz, pão, casca de ovo, macarrão, carvão, papel manteiga, sucata, moedas, fio de telefone, grampos de roupa, botão, sementes, cápsulas de remédios, lâmpadas, palitos de fósforo, osso, bambu, jornal. Os  minipresépios foram doados pelos artesãos para a Uniart e fazem parte do acervo da entidade, que organiza exposições por ocasião das festividades natalinas e conta hoje com 400 peças em exposição.

 

exposicao_minipresepios_foto_antonio_bobrowec_2

(Fotos: Divulgação/PMSJP)

exposicao_minipresepios_foto_antonio_bobrowec_3

(Fotos: Divulgação/PMSJP)

exposicao_minipresepios_foto_antonio_bobrowec_5

(Fotos: Divulgação/PMSJP)

exposicao_minipresepios_foto_antonio_bobrowec_6

(Fotos: Divulgação/PMSJP)