Após dois anos sem poder promover grandes eventos na Rota das Colônias, por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Prefeitura de São José dos Pinhais realiza, no dia 10 de julho, a 2ª edição da Caminhada Internacional na Natureza, que vai acontecer, desta vez, no Circuito Rural de Turismo Faxina.

A região é conhecida pelas belas paisagens naturais, além dos diversos empreendimentos da Agricultura Familiar, que oferecerem mercadorias direto dos produtores. A 2ª edição da Caminhada Internacional na Faxina é promovida pela Sictur – Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. São José dos Pinhais é a Capital nacional das caminhadas, de acordo com o site www.ecobooking.com.br .

As inscrições gratuitas já estão sendo recebidas no endereço eletrônico (abaixo) até o dia 09 de julho.

Em 2019, ano em que a Sictur realizou as edições do evento antes da pandemia de Covid-19, mais de 16 (dezesseis) mil pessoas, de diversas regiões, cidades e Estados (inclusive do exterior), participaram das caminhadas, conhecendo e divulgando as belezas naturais das regiões visitadas, além das contribuições culturais trazidas pelos povos que formaram o município.

O evento estimula também o desenvolvimento econômico da Agricultura Familiar, com a venda de mercadorias coloniais direto dos produtores rurais. Durante a caminhada será possível adquirir produtos como vinhos, queijos e salames artesanais, pães, bolos, sucos, além de saborosas geleias. Em maio deste ano, a Prefeitura e a Sictur promoveram o evento no Circuito Rural de Turismo Caminho do VInho, mais de 4 mil pessoas visitaram e aproveitaram as belezas naturais da região e os empreendimentos locais

Com percurso de nível intermediário – pouco mais de 12 (doze) quilômetros – a caminhada levará os participantes às estradas rurais e trilhas – em mata e roça – e deve durar cerca de 3 horas. Por isso, os participantes devem levar garrafa de água e evitar embalagens plásticas, latas, canudos, além de outros materiais que não devem ser deixados na região. Devido o trajeto de piso irregular que será percorrido, a organização não recomenda carrinhos de bebê, cadeiras de roda, bicicletas, entre outros.

A concentração acontecerá na Capela N. Sra. da Imaculada Conceição (Rua Carlos Kusma, s/n, Colônia Faxina). O credenciamento será realizado das 7h às 9h. As saídas, das 8h às 9h. Ao chegar no local, os inscritos via internet devem procurar pela letra inicial de seu nome, confirmar o nome na lista e retirar seu crachá de carimbos. O encerramento das atividades da equipe de apoio, e carimbo final, está previsto para às 13 horas.

Logo abaixo, na galeria de imagens, confira fotos de outras edições do evento realizadas em anos anteriores:

(Por Alexandre Torres Jr. com informações da Sictur / Foto: banco de imagens / Prefeitura SJP)