A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

24 de março

A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

Enfermidade antiga descrita como tísica, foi conhecida, no Século XIX como peste branca. No início do Século XX, houve melhora do quadro de incidência e óbito. Em 1980, o retorno global da Tuberculose.

O problema da tuberculose no mundo e no Brasil

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no país.

Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Alguns fatores contribuem para a disseminação da doença, tais como a pobreza e má distribuição de renda, a AIDS, a desnutrição, as más condições sanitárias e a alta densidade populacional.

Para combater a transmissão da tuberculose, precisamos manter bons índices nos seguintes temas:

•  Aumento da cobertura da Testagem para HIV;
  •  A melhora da adesão ao tratamento;
  •  Expansão da oferta de tratamento preventivo ( latente ).
  •  Aumentar a realização dos exames de diagnóstico da Tuberculose.

Sintomas:

• Tosse persistente seca ou produtiva
  • Febre pela manhã
  • Perda de peso
  • Sudorese noturna.

Por isto, ao apresentar algum destes sintomas, procure um serviço de saúde para realizar exames para diagnóstico da tuberculose.

(Por NUTES – Núcleo Municipal de Testagem e Acompanhamento / Foto: banco de imagens / Prefeitura SJP)