A Prefeitura de São José dos Pinhais vêm promovendo ações efetivas para o cuidado com os animais no município, um exemplo disso foi o primeiro Natal Pet, realizado neste último domingo (15), no Parque São José.

O evento contou com a feira de adoção de cachorros, trazidos por Organizações Não Governamentais e protetores de animais, praça de alimentação com food trucks, vacinação contra a Febre Amarela, orientações da Vigilância Sanitária do município, e anúncios de parceiros do ramo pet. Além dessas ações, os visitantes também puderam apadrinhar um animal na árvore de natal por meio de doações de rações e também se divertir com a chegada do Papai Noel e o Ônibus de Lazer, da Secretaria de Esportes e Lazer.

Para o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, “cabe a todos nós cuidarmos dos nossos animais de rua. O principal responsável por isso é o poder público, por isso junto com as ONGs e protetores devemos realizar essas diversas ações, sempre visando o bem estar dos animais. Estamos felizes, queremos avançar junto com todos os envolvidos o município vêm trabalhando cada vez mais com pautas relacionadas aos animais”.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk, o ano de 2019 foi positivo para os trabalhos com os cuidados dos animais. “A maioria dos animais que estão aqui no Natal Pet foram resgatados, eles estão vacinados e castrados. Estamos aqui orientando, e incentivando as pessoas a não abandonarem os animais. Este ano recebemos muitas denúncias de maus tratos aos animais, nós estamos trabalhando nesta causa, e ano que vem continuará para cuidarmos cada vez mais dos animais do município”, enfatizou o secretário.

Diversos protetores, parceiros e organizações estiveram durante o 1º Natal Pet de São José dos Pinhais, como foi o caso da ONG Projeto Ajudei, representada pelo protetor Aurélio Aguiar. “A adoção é um gesto de amor. Você terá a chance de conhecer o amor verdadeiro. Um cão resgatado retribui muito mais o amor ao ser humano, ele mostra que supera os traumas que ele já sofreu, e só está para te dar amor”, contou.

Dezembro Verde

Instituída por meio da Lei 3.354 de 3 de setembro de 2019, de autoria do vereador Abílio Alves, o “Dezembro Verde” foi dedicado à realização de ações educativas e de reflexões sobre o abandono de animais. A Lei do Dezembro Verde tem como objetivos conscientizar a população de que o abandono de animais é crime, além de ser o ato de maus tratos; dar mais visibilidade a esse tema e estimular a guarda responsável e a prevenção ao abandono de animais; contribuir para a melhoria dos indicadores relativos ao abandono de animais; e ampliar o nível de resolução das ações direcionadas ao abandono de animais por meio de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e organizações que atuam na área.

(Fotos: Paulo Szostak e Gabriel Ganzert/Prefeitura SJP)

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.