A Secretaria Municipal de Cultura inaugurou na noite da última terça-feira (18), a exposição “Uma Viagem Olímpica”, abrindo a programação da 19ª Semana Nacional de Museus. O lançamento aconteceu no Museu Atílio Rocco, seguindo as normas de combate e prevenção da COVID-19.

A exposição conta com o apoio e curadoria do empresário Adelino Venturi e reconta os quase três mil anos de história das Olimpíadas. A mostra conta com 14 painéis que retratam fatos e curiosidades das 32 edições dos jogos olímpicos, como frases dos campeões, número de medalhas de cada país e informações sobre as cidades sede. Além disso, também é possível conhecer a tocha oficial, 32 medalhas de coleção dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, e as moedas comemorativas que foram lançadas na época.

A responsável pela pesquisa da exposição é a historiadora Damiana Pereira da Cruz, que ao longo de um ano e meio, dedicou-se ao levantamento histórico de fatos importantes relacionados às Olimpíadas e ao esporte. Segundo o secretário de Cultura Marcelo Dal Negro é uma honra poder celebrar o esporte e trazer o olhar da população para essa questão, uma vez que este possui importante papel transformador para toda a sociedade.

Estiveram presentes durante a ocasião a prefeita, Nina Singer, o vice-prefeito, Professor Assis, o secretário de Cultura, Marcelo Dal Negro, o secretário de Esporte e Lazer, Alessandro Hendler, o secretário de Educação, Aldrian Matoso, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Adriano Melim, o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Gustavo S. Mello, o presidente da Câmara dos Vereadores, Abílio Alves, o empresário, Adelino Venturi, a historiadora Damiana Pereira, e parte da equipe da Secretaria de Cultura.