Instituído pela Lei nº 13.227, de 28 de dezembro de 2015, o Dia Nacional de Doação de Leite Humano surge com o objetivo de incentivar a doação de leite materno em todo o Brasil. Anualmente comemorada, o dia enfatiza e relembra a importância que o leite humano traz para o desenvolvimento dos bebês, fortalecendo sua imunidade, reduzindo a desnutrição infantil, entre outros inúmeros benefícios que o leite humano pode trazer.

O município de São José dos Pinhais trabalha com o incentivo ao aleitamento materno de diversas formas, incluindo a doação do leite humano, sendo feita pelo Banco de Leite do Hospital e Maternidade São José. Até o momento, as doações são encaminhadas para os bebês internados na UTI Neonatal do Hospital. 

Para a secretária de Saúde, Débora Chemin, a doação de leite humano é necessária para os bebês. “Contamos com essas mães, que podem doar o leite materno, para que ajudem o nosso Banco de Leite. Os bebês do nosso Hospital precisam do leite, que traz tantos benefícios para o desenvolvimento ao longo da vida”, afirmou.

Uma das mães doadoras do Banco de Leite Humano de São José dos Pinhais, Edenilda dos Santos Silva, que já doou um total de 72.015 ml para o Hospital, atendendo cerca de 349 receptores, conta que a doação é uma experiência única. “Desde quando o Miguel nasceu, eu comecei a doar, e é importante que todas as mães continuem doando, mesmo em tempos de pandemia, como esse que estamos vivendo agora. As crianças da UTI Neonatal necessitam muito desse leite que salva vidas. Pra mim é gratificante fazer parte do grupo das mães doadoras do Hospital e Maternidade São José dos Pinhais. Doe leite materno e salve vidas”, contou Edenilda.

Para a doadora Bruna Isabela Gbur Arendt, com 27.095 ml de leite doado, para 139 receptores, apesar da pandemia, é um momento importante para a doação do leite humano. “Eu sempre fui doadora de sangue, a partir do momento que o Elias nasceu e eu não pude mais continuar a doação, eu me informei e fui atrás da doação do leite materno. Vai aqui o nosso apelo, para quem tiver a disponibilidade e puder ajudar, ainda mais nesse momento tão difícil que a gente está vivendo, a sua doação pode ajudar muitos bebezinhos e muitas mamães que precisam”, afirmou.

Débora Maciel Ferreira Diniz, que já doou 6.495 ml, para 28 receptores, conta que amamentar é um ato de amor, e é um privilégio poder doar o leite materno. “Pra mim é muito gratificante, eu me sinto muito especial poder estar ajudando e agradeço a Deus por poder ter leite para dar para a Lavínia e poder fazer a doação que muitas crianças precisam do leite materno”, contou Débora.

Mesmo em tempos de pandemia pelo novo Coronavírus, o Banco de Leite Humano segue realizando a coleta de doações.

Como realizar a doação de Leite Materno?

A mãe interessada em doar o leite humano, deve entrar em contato com o Banco de Leite por Whatsapp, pelo número (41) 99183-5041 ou pelo email bancodeleite@sjp.pr.gov.br. Com o primeiro contato, o Banco de Leite realizará um cadastro prévio e irá orientar a lactante sobre o processo de doação.

Posso realizar a coleta em casa?

Sim! Em época do novo Coronavírus, o sistema de coleta do Banco de Leite Humano não mudou, as mães que optarem por realizarem a coleta do leite em casa, após o contato inicial, a equipe do BLH vai até a residência da lactante, e entrega os equipamentos necessários para a realização da coleta, todos higienizados e cuidados conforme recomendações do Ministério da Saúde.

Quando são feitas as coletas?

As coletas funcionam nas terças-feiras e quintas-feiras. Nas terças, em bairros próximos ao Centro do município, e nas quintas, nas proximidades do Afonso Pena e bairros mais distantes. Há uma equipe do Banco de Leite preparada para receber a coleta e entregar ao Hospital.

O BLH no Hospital ainda está funcionando?

Sim. O Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade São José segue trabalhando normalmente, porém, com os cuidados necessários de combate ao novo Coronavírus. As mães que desejam realizar a doação no Hospital irão receber todos os equipamentos de proteção individual para a coleta.

PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.